Banco de Dados VARSUL

Apresentação

O acervo base do projeto VARSUL é constituído por 288 entrevistas, distribuídas igualmente entre os três estados, sendo 24 por município: Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Flores da Cunha, Panambi e São Borja); Santa Catarina (Florianópolis, Blumenau, Lages e Chapecó) e Paraná (Curitiba, Londrina, Pato Branco e Irati).

As entrevistas, gravadas incialmente em cassete, apresentam duração aproximada de 45 minutos e tratam de aspectos da vida pessoal do informante e da história da cidade, dentre outros.

Para a amostragem da população urbana, levaram-se em consideração as seguintes características sociais: sexo, escolaridade (nível fundamental I - de 1 a 4 anos de escolaridade, nível fundamental II - de 5 a 8 anos de escolaridade e nível médio - de 9 a 11 anos de escolaridade) e idade (de 25 até 50 anos e acima de 50), que combinados resultam em 12 células sociais (dois informantes por células). Não foram incluídos naquele momento os iletrados e universitários, nem a faixa etária abaixo de 25 anos.

Além de serem selecionados pelos perfis acima, os falantes tiveram que, necessariamente, preencher os seguintes pré-requisitos: a) falar apenas português (exigência para os entrevistados nas capitais, mas não nas áreas bilíngues); b) ter morado na cidade pelo menos 2/3 de sua vida; c) não ter morado fora da região por mais de um ano no período de aquisição da língua nativa.

 

Instituições envolvidas